Há alguns anos, o governo japonês vem cobrando das empresas a inscrição dos funcionários no seguro social (shakai hoken).O benefício inclui o seguro-saúde (kenkoo hoken) e o seguro de pensão de bem-estar (koosei nenkin). O valor do shakai hoken é dividido entre a empresa e o funcionário, sendo que a parcela do trabalhador é descontada direto no salário, e a contribuição varia conforme o valor recebido.

O seguro social tem vários benefícios: cobre 60% do salário médio do funcionário em caso de licença médica, 80% de todas as despesas médicas e 70% das despesas dos dependentes. Tem ainda a aposentadoria, o seguro desemprego e as férias remuneradas.

Enquanto estiver no Japão, a contribuição deverá ser paga até o contribuinte completar 65 anos de idade. No caso de doença ou acidente que o deixe inválido pelo resto da vida, o contribuinte tem o direito de receber a pensão básica enquanto estiver no Japão.

Todos os contribuintes terão direito a receber a pensão básica(que tenham contribuído no mínimo 6 meses), no futuro, inclusive os estrangeiros, que tenham contribuído com o seguro aposentadoria, mas que retornaram ao país de origem por alguma razão, a devolução será proporcional à quantia paga enquanto se encontrava no Japão - diz a lei que foi aprovada no final de 1994.

Para receber a devolução referente ao desligamento:

Documentos necessários
Junte os documentos descritos abaixo com o formulário de solicitação para devolução referente ao desligamento. O formulário de solicitação está disponível nos escritórios do seguro social ou nas repartições administrativas do governo.

. Caderneta de aposentadoria
. Cópia do passaporte (mostrando claramente a data de saída do Japão, o nome da pessoa e a data de nascimento).
. Informação bancária pertinente (nome do banco e número da conta).

Apresentação da solicitação

Depois de deixar o Japão, a solicitação pode ser feita para o endereço mostrado abaixo. Assegure-se de que toda a informação necessária foi anexada e de que toda a informação essencial foi fornecida antes de remeter a solicitação:

Social Insurance Operation Center
Takaido-nishi 3-5-24 Suginami-ku, Tokyo 〒168-8505


Clique AQUI e veja como requerer o pagamento da aposentadoria, todas as providências a serem tomadas e os documentos necessários que devem ser enviados para que o pagamento seje efetuado no Brasil.

Nenhum comentário: