Chegar em um país totalmente diferente do nosso: língua, cultura, costumes... à primeira vista o MEDO! Como enfrentar as pessoas, frequentar lugares, trabalhar, resolver problemas que, com certeza aparecerão?
Insegurança, ansiedade, medo de não ser compreendido pelos japoneses. Você que está no Japão com certeza passou por tudo isso.
Não ser compreendido e não poder expor a sua opnião, acho que são grandes vilões que nos fazem pensar em "voltar para casa". Sei das dificuldades que muitos têm ao não conhecer o idioma japonês. Escola para as crianças, trabalho, hospital, impostos... As crianças são as que mais rápido se adaptam à nova rotina, aprendem com a maior facilidade o nihongo(língua japonesa), pois convivem com amiguinhos japoneses quase a maior parte do tempo.
Os adultos têm mais dificuldades em aprender a língua, pois normalmente no ambiente de trabalho sempre há tradutores para ajudá-los. Sem falar nas "panelinhas"...se afastam dos japoneses e convivem só com brasileiros. Ficou cômodo para o brasileiro vir trabalhar/morar no Japão.
Ultimamente nota-se que muitos brasileiros sentem a necessidade de conhecer a língua japonesa. Isso é óbvio, estão morando no Japão, seus filhos estão crescendo no Japão, precisam se adaptar às rotinas, à escola, ao convívio com os japoneses. Muito mais do que pensar em guardar dinheiro, devemos dar prioridade e pensar nos filhos, eles precisam ter uma profissão no futuro. Então a nossa adaptação com os japoneses também é necessária.
Ressaltando também que, ultimamente, muitas empresas estão exigindo o conhecimento básico da língua.
Muitos problemas poderiam ser esclarecidos e resolvidos se tivermos um conhecimento básico da língua japonesa. Os japoneses são geralmente pessoas atenciosas e apreciam pessoas esforçadas. Que oportunidade melhor de aprender a Língua Japonesa estando aqui, no Japão?
Aproveite essa chance! Aprenda o básico do nihongo, vai lhe ajudar bastante! Boa sorte!

Nenhum comentário: