Administre suas despesas como se fosse um negócio que acabou de montar, controle a Entrada(salário) e as Saídas(despesas) e veja se consegue obter Lucros! Será que sobrou algum dinheiro para guardar? para investir?
1 - O primeiro passo é saber exatamente para onde vai o seu DINHEIRO, para isso coloque todos os seus gastos no papel, mas coloque tudo mesmo, desde o aluguel até o cafezinho que você tomou no bar da esquina.
2 - Corte os custos supérfluos, não se deixe levar por impulsos, antes de comprar algo pense pelo menos três vezes: será que preciso mesmo disso? me será útil? se eu não o comprar, vai me fazer falta?
3 - DEFINA QUANTO QUER POUPAR E APLIQUE ASSIM QUE RECEBER. Se deixar para guardar o que sobra, nunca vai começar. Para isso, O IDEAL É GUARDAR O DINHEIRO assim que receber o seu salário, que tal guardar 10% do valor de seu salário?
4 - Sempre que possível faça suas compras à vista. Se o valor da compra for alto pesquise em três ou quatro lojas, escolha aquela que lhe ofereça menor valor e não tenha vergonha de pechinchar.
5 - Fuja ao máximo do cheque especial. Os juros são exorbitantes!
6 - Muito cuidado com os pequenos gastos. Aquele cafezinho, aquele docinho, um brinquinho... alguma coisa à toa que você compra aqui e ali...vai comprometer o seu orçamento no final do mês, sem que você perceba!
7 - Não faça dívidas com seu cartão de crédito!
8 - Como ninguém é de ferro, reserve algum dinheiro para diversão. Mas improvise! Uma reunião em casa com os amigos para comerem uma pizza, pode ser muito divertido também!
9 - Aplique o dinheiro que conseguir guardar!Que tal aplicar em ações?
10 - Fazer uma viagem no final do ano! Comprar um carro novo! Comprar uma casa! Faça planos! Tenha um objetivo em mente, vão servir como estímulo para manter a disciplica financeira. E finalmente... AJA! Nunca é tarde para começar! ou será melhor dizer... Comece já, antes que seje tarde demais!

Nenhum comentário: